Angra dos Reis é um município brasileiro situado no oeste do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Sua população, aferida no Censo de 2010, era de 169 270 habitantes.
Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal eSão José do Barreiro, no lado paulista.
Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. Voltou a ocupar posição de destaque, a partir de 1928, quando um ramal da Rede Mineira de Viação ligou-a aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando sua produção agrícola. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica, estando em recuperação devido às quedas de barreiras nos últimos anos.
Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente, a empresa também utiliza o porto para exportar aço.
Sua importância atual se dá pelo fato de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), daPetrobras, localizado região da Ponta Leste. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.
Hoje em dia, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de trezentas ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.
A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para que, no início de 2010, várias residências e pousadas sofressem com os efeitos de deslizamentos principalmente em ilha Grande.
Origem do nome
Uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho, chegou, em 6 de janeiro de 1502, a uma baía ou angra que a todos encantou. Batizaram-na, então, de Angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, que é comemorada nesse dia. A vila ali construída recebeu inicialmente o nome de Vila dos Três Santos Reis, depois Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis .
Cronologia de eventos históricos
- 1502 - Chegada da expedição portuguesa de Gonçalo Coelho
- 1532 - A expedição colonizadora portuguesa de Martim Afonso de Sousa passou por Angra dos Reis.
- 1552 - Hans Staden, aventureiro alemão, visita a aldeia tupinambá de Ariró
- 1556 - Fundação do povoado pelos filhos do capitão-mor Antônio de Oliveira
- 1559 - Colonização da Ilha Grande pelo doutor Vicente da Fonseca
- 1560 - O governo da metrópole reconheceu o povoado
- 1593 - Criação da paróquia dos Santos Reis Magos da Ilha Grande por Carta Régia de Filipe I de Portugal e II de Espanha
- 1608 - Elevação da paróquia à categoria de vila, chamada vila da Ilha Grande
- 1632 - Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou em Angra dos Reis e tornou-se a padroeira da cidade
- 1835 - Em 28 de março, a vila da Ilha Grande foi elevada à categoria de cidade pela lei provincial número seis com a denominação de Angra dos Reis
- 1871 - Construção do paço Municipal (atual prefeitura)
- 1959 - Fundação da Verolme Estaleiros Reunidos pelo empresário neerlandês Cornelis Verolme.
- 1972 - Construção da usina Angra I e abertura da rodovia Rio-Santos
- 1977 - Inauguração do terminal petrolífero da Baía da Ilha Grande.
- 1985 - Construção da usina Angra II
- 1993 - Os índios guaranis procedentes do estado de Santa Catarina conseguem a regularização da Aldeia Bracuí, nos arredores de Angra dos Reis
- 2002 - Deslizamento de terra e inundações atingiram a cidade, deixando, aproximadamente, trinta mortos.
- 2010 - Maior desastre natural registrado na cidade desde o descobrimento pelos portugueses deixou 55 mortos em desabamentos e desmoronamentos de terra devido às chuvas fortes e de longa duração.
Economia
As usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto situam-se em Angra dos Reis, no distrito de Cunhambebe e são responsáveis pelo fornecimento de grande parte da energia elétrica consumida no estado do Rio de Janeiro.
As atividades econômicas giram em torno da pesca, de atividades portuárias, da geração de energia nas usinas Angra I e Angra II, de comércio e de serviços, da indústria naval — estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme — e também do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino, principalmente na Ilha Grande.
A cidade conta as principais redes do varejo, como Casas Bahia, Ponto Frio, Casa & Video, Lojas Cem, Lojas Americanas, entre outros. Angra possui dois shoppings, o maior deles, o Shopping Pirata's Mall com quatro lojas âncoras e em breve 2 salas de cinema 3D e oAngra Shopping, com uma loja âncora e duas salas de cinema.
Transporte
O município conta com um importante porto. No século XIX, chegou a ser o segundo maior porto do país, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de café do vale do Rio Paraíba do Sul.
A cidade conta com uma empresa de transporte público, a Senhor do Bonfim. Há também o serviço intermunicipal, que conta com a Costa Verde (Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Campo Grande e Niterói), a Colitur (Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Valença e Rio Claro), a Útil (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Barbacena etc.) e a Reunidas Paulista (São Paulo e São José dos Campos - via Caraguatatuba).
Os táxis da cidade ficam espalhados em cinco pontos na cidade.
PRAIA GRANDE (ACIMA)
PRAIA DA FEITICEIRA (ACIMA)
PRAIA AVENTUREIRO